top of page

"A concorrência vem melhorando, mas ainda somos os mais rápidos", diz CEO do Mercado Livre Brasil

  • Grupo V2D douglas.dipaola10@gmail.com
  • 12 de mai.
  • 2 min de leitura



"A concorrência vem melhorando. Antigamente a gente chegava seis, talvez oito dias antes de um concorrente importante. Hoje a gente chega quatro.", diz ele que costuma fazer compras em alguns dos seus rivais para avaliar o tempo de entrega e o atendimento.

"É legal ver que o Mercado Livre sempre chega mais rápido."


Yunes embarcou na empreitada no Mercado Livre em maio de 2020, bem no início da pandemia.


A missão era clara: "Avançar em participação de mercado. Embora já fosse líder com 20% de Market share, estava a apenas dois pontos percentuais de distância para o segundo colocado.


"Hoje temos entre 39% e 44%, segundo as pesquisas. Dobramos de participação e nos distanciamos do vice."


Segundo consultorias especializadas em Retail Media, o GMV (vendas brutas, sem conctar devoluções e cancelamentos) do Mercado Livre no Brasil somou R$138,9 bilhões em 2024, ou 39,5% do comércio eletrônico total no país.

Sem segundo lugar ficou a Magalu com 13,1%.


Yunes garante que liderança não é sinônimo de empáfia. 'A gente respeita muito os concorrentes. Aprendemos com as outras empresas, acompanhamos todas e as boas ideias delas, temos a humildade de trazer para casa".


"Os aplicativos dos players asiáticos têm muitos vídeos e uma dinâmica muito engajadora de uso. Tem um lado de entrar no aplicativo para se divertir, nevegar e até uma etapa de descoberta. Enquanto os players ocidentais têm uma estética mais limpa, muito clean, com fotos maiores e uma página mais branca. A gente está tornando o aplicativo cada vez mais engajador também, a partir desse aprendizado."


Yunes também foi enfático que apenas rapidez não é só o foco do Mercado Livre. "Queremos ter no Meli todos os produtos que as pessoas queiram, para que ninguém precise ir em uma loja física. O nosso sortimento de produtos é disparadamente o maior!

São mais de 450 milhões de produtos, contra mais ou menos 130 milhões do segundo player.

Então em relação aos outros marketplaces são, o nosso sortimento de produtos já é muito amplo, mas versus todas as lojas físicas, ainda tem muito produto que não temos.

Fomos os primeiros atrás das grandes marcas com produtos e consumidores fiéis que, se não encontram no Mercado Livre, vão buscar em outro lugar.

A gente trouxe mais de 3 mil marcas e ainda tem muito mais para trazer."

 
 
 

Comments


bottom of page